Marte pode ganhar anéis como os de Saturno em 20 milhões de anos
Você com certeza tem aquele amigo que demora meio século na frente do guarda roupa escolhendo a roupa perfeita até para ir à padaria ou ao mercado no domingo de manhã. E agora chegou o consolo de todos os que estão lendo essa notícia na sala enquanto esperam a combinação de roupas ideal ser encontrada por alguém no quarto ao lado: Marte está pensando se vai ou não ter anéis como os de Saturno. E se tudo der certo e ele realmente ganhar os opulentos bambolês de gás e poeira, o processo levará algo entre 20 e 70 milhões de anos. Haja paciência.
Já faz algum tempo que os astrônomos consideram essa possibilidade: o material de que as duas luas do nosso vizinho vermelho são formadas é instável e pode se fragmentar conforme elas se aproximam do planeta por causa de sua atração gravitacional. Agora, dados da sonda MAVEN ( Mars Atmosphere and Volatil e Evolution), que está na órbita de Marte coletando informações sobre sua atmosfera, confirmam que cerca de 0,6% das partículas que envolvem o astro cor de ferrugem vêm de seus satélites Deimos e Fobos — o resto é poeira interplanetária comum, do tipo que surge após colisões de asteróides e flutua por todo o Sistema Solar desde sua formação. Se o processo continuar nesse ritmo, o rastro de detritos lentamente formará as “joias” em escala astronômica.
Os pesquisadores responsáveis pela análise dos dados da MAVEN, Jayesh Pabari e P. J. Bhalodi, são do Laboratório de Pesquisas Física, na Índia. No artigo , eles enfatizam que a presença de pedaços das duas luas soltos ao redor de Marte não significa necessariamente que o planeta vai transformá-las em pó para ficar mais parecido com Saturno: só aumenta a possibilidade de que seja esse o caso.
Comentar