A verdade sobre o sucesso das novelas brasileiras no exterior
Por Emerson Conceição
Não é novidade para ninguém que o Brasil é um dos maiores produtores de novela do mundo. Um verdadeiro orgulho nacional. Apesar de que na última década a audiência das novelas vem caindo a cada ano, sua popularidade ainda é alta e continua a ser o principal produto de entretenimento consumido em território nacional.
Nós todos crescemos ouvindo falar que a novela X fez um extremo sucesso nos EUA, Europa, Japão, etc. Crescemos ouvindo falar que o mundo inteiro admira nosso principal produto de entretenimento. Mas será que é verdade?
Bom, infelizmente trago más notícias, ou boas, dependendo do que você espera. O mundo pouco sabe da nossa existência, sobre as nossas novelas então... Se você não tiver sangue latino, provavelmente nunca vai ouvir falar em Projac ou algo parecido. Os casos de sucesso no exterior, que são várias vezes citadas pela Rede Globo, Record e cia, são casos pífios. Nos EUA, por exemplo, nenhuma novela brasileira é conhecida. Nenhuma foi sucesso em todo território americano.
O que acontece é que essas novelas são exibidas em emissoras americanas, mas voltadas para o público latino. Geralmente essas emissoras têm uma programação toda em espanhol, as novelas inclusive são dubladas para o idioma. Como foi o caso de todos os grandes sucessos da Rede Globo.
Tudo bem que canais como UniMás e Univision são canais abertos e com alcance amplo, mas a sua programação é inteiramente voltada para o público latino-americano. E é assim que funciona em todo o resto do mundo. Talvez a única exceção seja Portugal, mas isso fica para uma outra hora. Em outro post comento também sobre a Rede Globo Internacional que, ao contrário do que muitos pensam, também não é conhecida mundialmente.
Apesar dessas novelas serem dubladas para centenas de idiomas e exibidas em todo o mundo, elas não fazem nem cócegas nos principais mercados. Nossos países vizinhos pelo menos adoram nossas novelas e por lá sim fazem sucesso.
O sucesso dessas novelas está mais ligado ao marketing do que o próprio produto. A Globo é impecável em marketing. Nisso ela está disparada como o melhor exemplo a ser seguido. Nenhuma outra empresa, em todo o mundo, consegue resultados como os que Globo tem. A emissora martela o dia inteiro, a semana toda, hora após hora que tal produção é isso, aquilo e aquilo outro. Fazem até reportagem no Jornal Nacional. Resultado: querendo ou não, você acaba ficando curioso quanto ao que estão falando.
A Record começou a usar essa mesma técnica há um tempo, está indo até muito bem. É capaz de que se ela anunciar o retorno de Jesus muita gente vai acreditar. Assim como as pessoas acreditam que metade do mundo parou para assistir Escrava Isaura, O Clone e Avenida Brasil.
A verdade é que muita gente lá fora assiste as nossas novelas. Essas pessoas são brasileiros que residem por lá, latinos de todas as partes e um caso outro de estudante desocupado estudando espanhol. Ficar discutindo sobre quem faz mais sucesso, Record ou Globo, no exterior é perder um enorme tempo de vida. Aceitem, sucesso mesmo, só aqui, e mesmo assim com um público que vem reduzindo a cada dia.
Comentar