Bug em smartphones faz com que vírus se espalhe como uma gripe
Quando há alguém gripado em sua casa, trabalho ou escola, há sempre a preocupação com que a gripe não se espalhe por todo o ambiente. Lavar bem as mãos, tossir e espirrar em um lenço e o uso constante de álcool são algumas das medidas que ajudam a não espalhar o vírus da gripe.
Por incrível que pareça, os organismos vivos não são mais os únicos que conseguem se espalhar de forma aleatória. Agora, até mesmo um vírus de celular pode contaminar outro aparelho apenas estando perto um do outro. Segundo Nitay Artenstein, pesquisador da Exodus Intelligence, foi descoberta uma vulnerabilidade que permite invadir aparelhos desatualizados através do Wi-Fi, sem que o dono do dispositivo faça nada.
Qualquer aparelho com Android e iOS, inclusive os smartphones de ponta, poderiam ser afetados. Seria possível, por exemplo, que um malware salte de um dispositivo a outro sem parar. Com isso, os hackers conseguiriam desenvolver vírus que comprometam a integridade dos aparelhos, contaminando milhares de dispositivos.
Até então, qualquer malware era instalado através de Apps, sites e os diversos links de golpes compartilhados por WhatsApp, mas com esse bug, basta que um aparelho esteja contaminado para que todos próximos a ele, também sejam contaminados.
Segundo o jornal The Guardian, com as últimas atualizações dos sistemas operacionais, o bug foi corrigido, mas ainda existem milhares de usuários que não atualizaram seus sistemas. A versão 10.3.3 do iOS e a atualização de julho do Android, por exemplo, já estão protegidas. Se você ainda não atualizou, é bom dar um jeito de atualizar, antes que seu Smartphone pegue uma “gripe” indesejada.
Comentar