Torcida organizada do Corinthians pode receber R$ 1,2 milhão da Lei Rouanet para desfile do Carnaval de 2018
Mais uma polêmica envolvendo a Lei Rouanet veio à tona esta semana. Agora, uma denúncia envolve uma escola de samba de São Paulo que pode receber mais de um milhão de reais para realizar um desfile de carnaval.
A Gaviões da Fiel, escola de samba da principal torcida organizada do Corinthians, teve um projeto aprovado no valor de R$ 1,2 milhão, que será pago através da Lei Rouanet. De acordo com o site ilisp.org, que teve acesso ao projeto, a verba será utilizada para a preparação do Desfile de Carnaval 2018, incluindo a distribuição de 1.500 fantasias para os componentes da escola.
Entenda o que é a Lei Rouanet
A Lei Rouanet foi criada com o intuito de incentivar à cultura no Brasil, financiando projetos com dinheiro público. Teoricamente, qualquer pessoa ou entidade que tenha algum projeto cultural e precise de financiamento para realiza-lo, pode ser contemplado pela Lei Rouanet. Mas não é bem isso que acontece. Diversos projetos questionáveis são aprovados, incluindo empresas de mídia e artistas já consagrados e que, teoricamente, não precisariam de incentivo.
Alguns especialistas dizem que não é a hora de investir dinheiro público em eventos como Carnaval. Segundo economistas, enquanto os brasileiros vão sofrer com a alta dos impostos, que está por vir nos próximos meses, o Governo deveria destinar esse dinheiro para tapar o rombo dos cofres públicos, além de investir em infraestrutura, saúde, segurança e educação.
Comentar