Cientistas descobrem a fonte da juventude em intestino de idosos
Por Natália Guimarães |
Cientistas canadenses revelam que o segredo do envelhecimento saudável está inteiramente ligado ao intestino das pessoas. Afim de descobrirem o porquê de algumas pessoas viverem mais que as outras, eles fizeram uma pesquisa onde reuniram mais de mil voluntários, que tinham entre 3 a 100 anos de idade e eram, segundo os cientistas, incrivelmente saudáveis.
O resultado da pesquisa mostra enormes semelhanças nos intestinos dos voluntários. Os que estavam próximos dos 100 anos, tinham a flora intestinal quase idêntica a dos voluntários de 30 anos.
Segundo os cientistas, conforme envelhecemos, a diversidade da flora intestinal vai diminuindo e isso acaba tornando o corpo mais vulnerável às infecções. O novo estudo aponta que em algumas pessoas isso não acontece, fazendo com que elas sejam mais saudáveis.
Ainda não se sabe o que causa tal fenômeno em alguns idosos. Alguns cientistas dizem que pessoas com um estilo de vida saudável vivem melhor e, portanto, tem uma microbiota mais diversa. Outros dizem o contrário, que são as bactérias do intestino que ajudam a manter o corpo saudável. Há inclusive alguns médicos que testam transplantes fecais para reviver a flora intestinal de pessoas com problema de saúde, mas ainda não foi comprovado se isso funciona.
Fonte: Superinteressante
Comentar