Header Ads

FBI está pedindo que as empresas deixem de usar os produtos da Kaspersky

Por Ricardo Mattos |


Com os recentes eventos de espionagem e o escândalo envolvendo as eleições americanas no último ano, está cada vez mais perigoso navegar na web e registrar-se em sites e serviços on-line. Isso porque várias empresas de tecnologia têm acesso aos nossos dados com uma facilidade enorme e não temos confirmação alguma de que estes dados estão em segurança.

Diversos órgãos dos EUA, por exemplo, adotaram uma postura cautelosa em relação a produtos estrangeiros, como é o caso da Kaspersky Lab, uma empresa de antivírus da Rússia. Segundo informações do CyberScoop, o FBI pediu que várias empresas privadas deixem de usar os produtos de segurança da Kaspersky, alegando que a empresa russa é uma ameaça para a segurança do país.

O FBI alerta que os produtos da empresa russa são usados para investigar pessoas ligadas ao governo, além usar ferramentas para coletar informações de todo tipo, até mesmo para espionagem industrial.

A Kaspersky nega que repassa informações de seus clientes para o governo russo e critica o modo como a agência de inteligência americana atua contra a empresa.

"Se isso está realmente acontecendo, é extremamente decepcionante que uma agência governamental leve tais ações contra uma empresa ética e legal como a Kaspersky Lab", disse um dos representantes da companhia.

O fato é que estamos passando por tempos turbulentos na era digital. Empresas privadas duelam com Governos do mundo inteiro para terem acesso e controle dos dados dos usuários. No Brasil, por exemplo, sabemos que a segurança nesse quesito é mínima e diversos sites, portais, provedores e vários serviços digitais vendem nossas informações a terceiros, sem a nossa autorização. A solução? Bem, só o tempo dirá.

Um comentário:

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.